quinta-feira, maio 26, 2005

Pin Ups e Seiren



Para quem não sabe o que é pin up, ou já viu imagens deste tipo, segue uma definição rápida, encontrada no blog Opio, dessa mulherada insinuante e de onde tudo começou.

Antes do mercado da sacanagem virar a grande indústria que hoje é, homem já gostava de mulher. E gostava tanto, que começou fazer coleção de musas dignas de meter na parede. Durante a segunda guerra os soldados levavam na mochila, juntamente com o medo, calendários e pôsteres de garotas gostosonas para pendurar nos armários, colecionar ou enviar como cartão-postal. Eram as pin-ups.
O termo Pin-up (do inglês) é o ato de espetar algo na parede e acabou virando gíria para designar as garotas que mereciam ser afixadas para serem vistas. Viviam nos sonhos eróticos dos homens das décadas de 30 a 60. Era uma época sem Playboys, Hustlers ou Internacionais, elas foram a primeira forma de consumo maciço de erotismo em bancas de revista.
E como todo mundo ainda era comportado, usavam ternos como trajes de passeio e a religião era coisa séria, as fotos eram insinuantes. No máximo provocativas. Nunca eróticas ou completamente despudoradas. E isso era bom porque forçava a imaginação da rapaziada.
Hoje em dia existem excelentes ilustrações como as de Hajime Sorayama, Boris Vallejo e Julie Bell, mas em sua essência não são pinups. São retratos ousados de mulheres provocativas.


Conheça a arte de Armando Huerta.


Outra ótima dica é o site Seiren. Feito no Brasil, o site já se tornou uma referência mundial em quadrinhos de sacanagem. Destaque para a história dos Fucknstones, uma "deturpação" dos desenhos Flinstones, além de muitas outras. A qualidade dos desenhos e excepcional e as historinhas bem divertidas.

Imagenetion. Acho que esta é maior galeria para quem quiser ver mais Pin Ups. Todos os grandes desenhistas estão lá.

Nenhum comentário:

Aproveite!

Apenas o melhor!

Enjoy it!

Arquivo do blog

Colaboradores