domingo, abril 03, 2005

Hard Sell - Pepsi vs Coca



Hard-Sell trata-se de propaganda comparativa. É o mais explosivo e radical argumento publicitário de persuasão: citar explicitamente o concorrente, com todas as letras, a fim de provar que seu produto, e não o dele, é melhor.
É uma decisão polêmica e geralmente resulta em brigas na Justiça, além de ser uma forma de propaganda proibida em diversos países. Mas não há como negar, o "hard-sell" é muito divertido e a Pepsi sempre foi mestre nisso.
Muitas pessoas podem evocar a ética para criticar estes anúncios da Pepsi. Claro que os filmes e cartazes são ofensivos e rebaixam a Coca-Cola, porém é indiscutível a criatividade, mesmo que recheado de grande cinismo e agressividade, na criação dessas peças publicitárias.
A técnica legítima do hard-sell em propaganda é citar o concorrente num contexto envolvendo fatos reais, concretos, que você pode tranqüilamente documentar, provar. Nesse caso, lei alguma, de país algum, pode proibir que qualquer "pessoa" fale de "outra" (seja concorrente, seu desafeto, seu pior inimigo).

Por Carlos Merigo - Brainstorm9
_____________________________________________________________________

Vídeos. Clique nas imagens para ver.

_____________________________________________________________________

Cartazes


Nenhum comentário:

Aproveite!

Apenas o melhor!

Enjoy it!

Arquivo do blog

Colaboradores