sexta-feira, março 25, 2005

O horror da guerra


Uma família lutando contra a fome, a discriminação e o totalitarismo exacerbado de uma nação que defende os seus princípios (mesmo que distorcidos) até a morte. Este é o tema central de Gen Pés Descalços, obra prima criada por Keiji Nakazawa, que tinha apenas sete anos de idade quando testemunhou de perto a explosão da primeira bomba atômica da história.

A trama de Gen se passa no final da segunda grande guerra. O Japão custa a abrir mão dos seus princípios para se render a uma batalha perdida e os Estados Unidos, já cansados após a vitória sobre a Alemanha, planejavam um plano mais do que rápido (e destrutivo) para colocar um ponto final na teimosia japonesa.

Em meio a tudo isso, na cidade de Hiroshima, está a família Nakaoka, sobrevivendo como podem em uma terra destruída pela falta de dinheiro e alimento, mas uma nação que defende a guerra com punho firme, pela morte dos "demônios americanos e britânicos". O lider dos Nakaoka é um dos poucos contra a guerra, e ele paga caro por isso, chegando a ser preso e ver seus filhos e sua esposa grávida serem espancados por autoridades.

Bem, isso é apenas a ponta do iceberg. Ora, todo mundo sabe como é o fim de Hiroshima. E é esse o climax da história.

Ler Gen é uma experiência única. Confesso que tenho uma paixão pela segunda guerra, mas nunca uma história havia me chocado como este mangá o fez. Keiji Nakazawa tem um dom incrível: poucos conseguem transportar o leitor para o universo impresso em suas páginas como sua obra consegue. É como se você fizesse parte dos Nakaoka. Como se você estivesse lá, ouvindo tudo, sentindo o calor do fogo, passando fome, andando ao lado de pessoas derretendo e vendo a morte de perto. Clássico.

Fonte: Subliminal Verses

Nenhum comentário:

Aproveite!

Apenas o melhor!

Enjoy it!

Arquivo do blog

Colaboradores