terça-feira, fevereiro 08, 2005

Médicos Sem Fronteiras


Criado pela agência suiça Advico Young & Rubicam, este filme tem uma carga emocional muito grande e nos apresenta uma aventura visual, uma metáfora. Começa mostrando um procedimento médico até comum, uma mão dando pontos em um corpo que parece bem ferido.
Em um primeiro momento é impossível saber do que se trata, parece realmente apenas um procedimento médico, mas não é. Com o desenrolar do anúncio, percebemos que os pontos estão unindo as fronteiras de três países no tal corpo humano: Albania, Kosovo e Macêdonia.

Nações que foram e até hoje ainda são massacradas pela guerra e por conflitos étnicos. Dentro deste contexto, temos aqui uma metáfora que carrega uma mensagem extremamente forte.
Ou seja, o comercial mostra que a associação Médicos Sem Fronteiras está presente nesses países independente de suas posições políticas e sociológicas. É a medicina tentando fazer sua parte para unir essas nações e dar assistência as vítimas da guerra.
A solução criativa representa uma aventura visual muito impactante, e consegue humanizar a organização com 30 segundos que parecem contar anos de história.
Como não poderia ser diferente, este anúncio intitulado de "Borders" ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes em 2001.

Clique aqui para fazer o download do comercial em formato .mov. O arquivo tem 1.75 MB.

Fonte: Brainstorm #9

Nenhum comentário:

Aproveite!

Apenas o melhor!

Enjoy it!

Arquivo do blog

Colaboradores