
O pôster de Saw 2, continuação do terror Jogos mortais, mostrava dois dedos decepados ao lado do título do filme.
Submetida à aprovação da MPAA - Motion Picture Association of America, entidade que regula e classifica nos Estados Unidos os filmes e seus materias promocionais, a peça foi vetada por ser forte demais para os corredores dos cineplexes.
Espertinho, o estúdio Lions Gate Films prontamente substituiu o cartaz por outro praticamente idêntico, mas que não mostra o ponto de corte dos dedos, tirando assim a idéia de que eles são decepados. Como resultado, a nova imagem foi aceita pela MPAA.
É curioso observar como as empresas se aproveitam da rigidez quase xiita de órgãos como o MPAA para lucrar mais em polêmicas cuidadosamente pré-fabricadas. A Lions Gate certamente já sabia que tudo isso iria acontecer e agora usufrui a publicidade gratuita que a falação gera, tudo ao custo de uma criação gráfica extra e sem qualquer ônus para o filme, já que as duas artes funcionam igualmente bem. Só mesmo os velhos censores para aceitarem que a imagem abaixo - a nova - não traz a foto de dois dedos cortados, mas de dois dedos incrivelmente feios...
Por Érico Borgo - Omelete