segunda-feira, novembro 22, 2004

Essa é pra você que reclama da falta de cultura na tv

Mais uma do Veríssimo.
-------------------------------------
AGOSTO DE 2025

Um grupo de amigos na faixa dos 25 anos conversa num bar submarino, a última
moda entre os lugares mais badalados. As paredes são de vidro e você pode
ver os peixes do lado de fora. O grupo de jovens está usando camisas iguais
para dizerem que estão juntos, outra mania que está tomando conta da cidade.

Depois de chegarem ao balcão e entregarem receitas médicas falsas, pegam
seus cigarrinhos de maconha e se sentam a mesa (a erva está liberada para
fins médicos e os bares e restaurantes conseguiram na Justiça um jeito de
servirem maconha em seus estabelecimentos alegando prestar reforço
terapêutico).

Eles começam a conversar.
- Hoje vi na Internet um site sobre a Xuxa. Como eu era fã dela!
- Caramba! A Xuxa? Que engraçado! Depois me dá o endereço desse site.

- Não vejo um site sobre a rainha há anos. Poxa eu também gostava dela. Eu
ia sempre no programa dela. Como era mesmo o nome? Xou da Xuxa?
- Não, era Xuxa Parque. Aquilo era muito bom, não? Não é igual a essas
porcarias que têm por aí agora. Os programas infantis não são mais
inteligentes como eram antigamente. Com a Xuxa a gente aprendia a cantar,
pular... Como era educativo.

- Coitada da Xuxa. Não merecia o que aconteceu com ela. Ela deu tanto amor
para a Sasha. Aquela menina não devia ter feito aquilo.
Como ela pode ter se virado contra a própria mãe e escrever um livro onde
falou aquilo tudo!
- Pois, é! Nunca ninguém achou que ela era usada pela própria mãe para
atrair a mídia. Eu achei normal a Xuxa posar nua com a Sasha. Acho que foi
um trabalho artístico. Ninguém botou maldade vendo a Sasha pelada com a mãe
na Playboy. Essa revolta foi coisa que puseram na cabeça dela. Deve ter sido
aquela namoradinha dela. Como era mesmo o nome da namorada da Sasha?
- Andressa! Andressa Liberato!
- Isso! A filha do Gugu, né?

- Gugu! Nem lembrava mais dele! Vocês se lembram dos programas de domingo de
antigamente? Não dava para comprar nada pela WebTV! Se alguém quisesse
comprar aquelas coisas que o Gugu anunciava tinha que ir na loja procurar
né? Acho que nem tinha WebTV, tinha?
- Não tinha não. Mas o Gugu nem precisava daquilo. Era muito divertido, né?
- Tinha a banheira, onde o pessoal tentava pegar o sabonete.

- Eles usavam sunga e biquíni, né? Ou já era todo mundo pelado?
- Não, naquela época não tinha apelação! Era todo mundo vestido. E tinha
close só no corpo dos convidados. Não tinha sexo explícito. E só ia gente
legal. As mulheres tinham talento. Era o pessoal do movimento do axé e do
movimento do pagode. A galera que batalhava para levar cultura ao povo.

- Eu ainda tenho uns CD-Roms do Tch@n... Eu queria achar uns da época em que
não tinha o arroba no nome do grupo. Se não me engano, ainda não tinha
quatro Sheilas.
- Exatamente. E eram só três Sheilas. E todas eram mulheres mesmo. Ainda não
tinha travesti. Isso foi antes ou depois daquela idéia de Miss Tch@n..., com
um candidata de cada estado brasileiro tentando ser a Morena ou a Loura do
Tch@n... do ano?
- Acabou ganhando uma do estado da Argentina, que tinha acabado de ser
anexado.

- Nem lembro mais. O concurso foi no Domingão do Faustão, da Globosoft?
- Não era Globosoft ainda, não. A Microsoft ainda não tinha comprado a
Globo. E o Faustão não ia se submeter ao concurso de Tch@n..., não.
- Como não? Acho que ele fez alguma coisa com o Tch@n..., sim.
- O Domingão do Faustão era cult! Quem via sabia que tava vendo porcaria!

- Era engraçado ver aquilo, né?
- Não, ainda não era cult, não! Minha namorada via amarradona. Ela vibrava
quando os atores da Globosoft iam lá no palco para serem homenageados.
Eu mesmo fui muito lá no auditório. Mas eu gostava mesmo era do Luciano
Huck.
- É mesmo, o Luciano Huck! Ele era um grande revelador de talentos né?
Tinha aquela Sobrinhazinha, que usava um chicotinho e fazia propaganda do
Kuat, mexendo com a cabeça de um cara mais velho, que ela chamava de tio.
- Não, você está confundindo tudo! A mulher que o Luciano Huck descobriu era
a Tiazinha! Ela era loura e usava um véu e era toda inchada de silicone!

Era aquela que se matou depois que foi reprovada no concurso para ser loura
do Tch@n..., no programa do Rafael Polegar. A menina que fazia propaganda de
refrigerante, que eu acho que era de Fanta ou Sukita, era outra e sumiu
depois que apareceu pelada na Playboy.

- Ela sumiu porque tentou virar funkeira, lembra? Como é que ela ia
adivinhar que o funk iria acabar tão rápido!
- Acho que o funk acabou depois daquele problemão que deu com o pai do filho
da Simony, lembra?
- A Simony! Cara! Ela era maluca! Lembra que ela ficou grávida de novo
quando foi na prisão conhecer o maníaco do parque? Aí o pai do primeiro
filho dela, que eu nem lembro o nome, mas tinha virado cantor de funk,
arrumou toda aquela confusão. Prendeu ela num quarto, chamou o João Kleber,
que já estava no lugar do Faustão, e matou a Simony ao vivo!

- Foi chocante na época, mas de pois todo domingo algum programa fazia
alguma coisa assim, para ganhar ibope. Teve o Claudinho matando o Buchecha,
o Roberto Justus matando a Eliana, o Supla matando aquele argentino que
pegou a Marta Suplicy, o Zezé di Camargo matando o Luciano... e quase que o
Junior matou a Sandy!
- Mas esse último foi a maior armação, para fazer o Junior parecer mau.
Quando descobriram que era estratégia de marketing os dois caíram no
esquecimento.

- Aquele tempo que era bom, né? A gente tinha informação o tempo todo com
esses programas. E também tinha cultura, porque depois convocavam um
psicólogo no palco para explicar tudo pro público. As crianças aprendiam
muito mais.
- E como aprendiam. Tinha um monte de programa sobre sexo. Tinha o da
Monique Evans, tinha o da MTV, tinha as novelas, tinha o da Babi...
- Babi? Não lembro.

- Acho que era Babi, mesmo. Não lembro também. Mas lembro que era tudo só
falado. Não tinha sacanagem. Tudo era tratado com seriedade e com o objetivo
de tirar dúvidas do público. Não é que nem o Malhação de hoje em dia, que
mostra tudo explicitamente.
- Mas vai dizer que você não vê Malhação?
- Não vejo não. É muito cedo e ainda estou no trabalho às 5 da tarde. E não
me interesso por criancinha fazendo sexo explítico. Gosto de mulher já com
peito.

- Mas a Angeliquinha Gonçalves, aquela que é filha da Angélica com o André
Gonçalves, tem 9 anos e já tem peito.
- Ah, silicone não conta! Todo mundo me critica, mas acho esquisito criança
com silicone.
- Besteira sua. Minha irmã tem 8 anos e vai pedir uma prótese de Natal.

- Ah, mas eu sou meio retrógrado mesmo. Sou saudosista. Queria voltar para a
minha infância. Naquele tempo em que não tinha apelação nem porcaria na
mídia e as pessoas só apareciam por seu talento. Vou agora mesmo pra casa
pra procurar na internet alguns sites sobre Luciano Szafir, Verônica Costa,
Adriane Galisteu, Latino, Netinho, Gugu, Faustão, Simony, Tch@n..., Carla
Perez, Sandy & Júnior e Vera Loyola. Té mais...

Autor: Luís Fernando Veríssimo

Nenhum comentário:

Aproveite!

Apenas o melhor!

Enjoy it!

Arquivo do blog

Colaboradores